Este gráfico apresenta um comparativo do desempenho da cidade de Morro do Chapéu nos anos iniciais (do primeiro ao quinto ano) e nos anos finais (do sexto ao nono ano) para os anos de 2017, 2019, 2021 e 2023. Observa-se que, nos últimos anos, especialmente em 2021 e 2023, durante o segundo mandato do prefeito Marcos Henrique, as notas nos anos iniciais caíram, indicando uma base educacional fraca. Nos anos finais, as notas permaneceram estagnadas, sem progresso.
Neste segundo gráfico, temos um comparativo entre Morro do Chapéu e as cidades vizinhas da região dos Cocais. Nos anos iniciais, Morro do Chapéu está em uma posição muito inferior em relação a cidades como São José do Divino, Esperantina e Joaquim Pires. Considerando que o prefeito e sua equipe de ensino permanecem os mesmos há 8 anos, era esperado que as notas melhorassem devido ao entrosamento da equipe, mas isso não ocorreu. Surge a questão: será que essa estagnação se deve ao fato de o secretário de educação dos últimos 4 anos ser um político, e não um técnico?
Já o terceiro gráfico mostra a evolução nos anos finais, indicando que Morro do Chapéu melhorou um pouco em comparação às cidades vizinhas, mas ainda assim permanece com uma nota muito baixa em relação a cidades como Esperantina, Barras e São João do Arraial.
Embora muitos municípios estejam divulgando suas notas positivas, a Secretaria Municipal de Educação de Morro Chapéu do Piauí sequer publicou um banner com seus resultados. Isso acontece porque a situação é, de fato, vergonhosa.
No entanto, não podemos culpar o corpo docente ou discente por essa realidade. Esse quadro foi agravado pela falta de transporte escolar regular, resultado de um decreto que suspendeu os serviços por tempo indeterminado devido à falta de manutenção das estradas vicinais. Além disso, a ausência de merenda escolar forçou a liberação antecipada dos alunos, reduzindo a carga horária. Em muitos casos, os próprios professores tiveram que arcar com os custos de materiais básicos, organizando bingos e rifas para garantir o mínimo de estrutura possível para manter os alunos em sala de aula. Esses fatores contribuíram para o baixo índice negativo de desempenho educacional.